terça-feira, 5 de novembro de 2013

"A era das desculpas acabou", adverte o Gartner

Convergência Digital - Hotsite Cloud Computing 
:: Ana Paula Lobo :: 04/11/2013
Depois de muitos anos, as prioridades dos gestores de TI no Brasil são semelhantes às dos CIOs no mundo. Nas três primeiras colocações para 2014 despontam: Analytics e BI, mobilidade e computação em nuvem. E se até bem pouco tempo o Brasil estava atrasado, análises preliminares do Gartner - o estudo final será conhecido em dezembro - os gestores de TI, enfim, descobriram que computação em nuvem não rivaliza nem tira 'poder de gestão'.

"Houve uma aceleração com investimentos em computação em nuvem no Brasil. É fato também que ainda temos uma barreira de entrada que é a infraestrutura de Telecomunicações. Mas ela está sendo melhorada, principalmente nas grandes cidades", informou Cassio Dreyfyss, analista e chairman do Gartner.

Os números de computaçaõ em nuvem ainda são preliminares, mas são relevantes. Os gastos com nuvem pública, por exemplo, que em 2013, devem chegar a US$ 1,8 bilhões, no Brasil, vão pular significativamente para U$ 5 bilhões, em 2017. "O mundo está mudando radicalmente. A nova economia digital impõe que custos com infraestrutura não sejam mais prioridade", informa Donald Feinberg, vice-presidente e analista distinto do Gartner, que participou de coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 04/11, na capital paulista.

Feinberg, ao ser indagado sobre a participação das operadoras de Telecom no mercado de computação em nuvem no Brasil, deixou claro que elas estão, sim, começando atrasadas, mas elas detêm um ativo crucial para o sucesso dos serviços por demanda: a conectividade. "As teles podem desenhar um novo mercado para cloud em 2014. Até porque é fato que as pequenas e médias empresas vão migrar para a nuvem. Para o SMB, gastos com infraestrutura não fazem mais sentido. O modelo de negócios, definitivamente, mudou", completou.

Ao serem indagadas sobre o governo e o uso da nuvem, Ione Cocco disse que os passos ainda são lentos, mas apresentam um certo progresso. "O governo está olhando uma cloud privada. O que é bom. Serpro e Dataprev estão montando seus serviços. Eles também precisam começar. Na verdade, todos têm de começar. Não pode e ficar fora por qualquer desculpa", completou.
O Gartner promove esta semana em São Paulo, o Gartner Symposium/ITExpo, onde reúne os principais líderes de TICs do país. Mais informações, acessem: wwww.gartner.com/br/symposium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário